Onde as memórias são armazenadas no cérebro?

Saiba como as memórias se formam e onde ficam armazenadas no cérebro.

 
 
 
 

A memória humana é caracterizada por armazenar e recuperar ideias, informações e conhecimentos obtidos através das experiências adquiridas ao longo da vida. Ela é guardada no cérebro e apesar dos locais exatos de armazenamento ainda serem um mistério para os pesquisadores, alguns mecanismos principais já são conhecidos pela ciência.

De acordo com dados de matéria do site Uol, sabe-se que as memórias ficam espalhadas por diferentes partes do cérebro, o que inclui o hipocampo, o córtex (camada externa) e o subcórtex (camadas mais profundas) a depender do tipo de lembrança armazenada. Além disso, elas serão criadas a partir do contato duradouro entre sinapses– os pontos de conexão entre os neurônios.

Nesse âmbito, o hipocampo vai ser uma estrutura fundamental para o gerenciamento das lembranças, uma vez que ele decide o que é importante de ser fixado na memória e o que pode ser recuperado quando recordamos de algo.

Mas como preservar a memória?

Agora que você já conhece como funciona a memória humana, separamos algumas dicas para cuidar dessa habilidade cognitiva tão importante! Acompanhe:

– “Malhe” a mente: O contato com atividades desafiantes e treinos cognitivos pode ser bom não só para a sua memória como para todas as habilidades cognitivas (atenção, linguagem, percepção e função executiva).

– Tenha um sono reparador: É enquanto dormimos que o cérebro, fixa novas informações, elimina toxinas e cria novas sinapses.

– Faça uma boa alimentação: O cérebro é composto de diversas células que são renovadas de tempos em tempos. E para o seu bom funcionamento, é fundamental uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes.

– Pratique atividade física: O exercício físico está associado a formação de novos neurônios, a melhora do fluxo sanguíneo e ao aumento do hipocampo, área que armazena e gerencia as memórias.

– Reduza o estresse: Saber controlar situações de estresse e ansiedade são ótimos para a memória uma vez que nesses momentos nosso cérebro tem dificuldade em se concentrar e reter novas informações.

– Mantenha uma boa saúde emocional: Manter relacionamentos saudáveis, ter hobbies e cuidar da saúde mental está ligado à redução do estresse e ao aumento das emoções positivas, o que influi diretamente na retenção e preservação da memória.


Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

OUTROS ARTIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *