Uma atividade com múltiplas funções, a leitura pode ser uma forma de buscar entretenimento, aprendizado ou informação. Todavia, independente da motivação, o hábito de ler pode ser um processo capaz de desenvolver diversas habilidades, como o raciocínio, a memória, o vocabulário e a escrita dos leitores.
Nesse sentido, a leitura pode atuar como um exercício para o cérebro, pois, ainda que ele não seja um músculo, estimulá-lo pode trazer diversos benefícios à saúde. Mas como a leitura estimula a cognição e como podemos identificar isso de forma prática?
Do ponto de vista na neurologia, enquanto o indivíduo lê, ele realiza novas conexões neurais (sinapses) entre regiões visuais, regiões da linguagem, do pensamento e das emoções presentes no cérebro. Em outras palavras, ler requer consideração, concentração e esforço para metabolizar o que está sendo descrito e, assim, criar novas conexões mentais. Desta forma, o processo de leitura cria uma espécie de circuito no cérebro que vai estimular todas as nossas habilidades cognitivas.
Com isso, o hábito de leitura pode trazer diversos benefícios como:
1. Fortalecimento das conexões mentais
Com o hábito de leitura, os neurônios fazem constantes conexões entre diferentes partes do cérebro. Isso, tanto com redes neurais novas quanto com redes neurais mais antigas, o que acelera e fortalece a velocidade de processamento do cérebro.
2. Prevenção do declínio cognitivo
Uma vez que a cognição inclui a capacidade de aprender, lembrar e fazer julgamentos, acredita-se que a leitura frequente pode reduzir o declínio cognitivo relacionado à idade e proteger habilidades como a atenção e a memória.
3. Redução do estresse
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Sussex, em 2009, apenas 6 minutos de leitura já é suficiente para reduzir em até 68% os níveis de estresse. Especialistas consideram que isso acontece porque a mente humana precisa se concentrar na leitura e a distração nela pode levar o leitor para um mundo literário, o que alivia as tensões musculares e no coração.
4. Ampliação do vocabulário
No que diz respeito à linguagem, a leitura vai desenvolver capacidades ligadas ao aprendizado, como a ampliação do vocabulário, ao fortalecimento de regras de ortografia e gramaticais, à escrita e ao senso crítico.
5. Estímulo à criatividade
Ao embarcar em uma leitura, a nossa mente processa diversas informações sobre os personagens e o enredo da história. E esse contato com outras realidades e conhecimentos faz com que o cérebro estimule a criatividade e a imaginação.
Motivos para ler não faltam! Além de fazer bem para a sua cognição, ler traz diversos benefícios à saúde. Compartilhe esse artigo!
Fale conosco!