6 alimentos que você deveria comer todo dia para ter uma saúde mental melhor.

Essas escolhas nutritivas vão manter sua mente atenta e seu cérebro saudável.

O cérebro é um órgão extremamente importante. É a central de controle do seu corpo e permite que você se mova, pense, sinta, respire e muito mais.

Por conta dessa grande tarefa é fundamental fornecer uma abundância de combustível e nutrientes para ajudá-lo a funcionar corretamente e se manter saudável. Os alimentos que comemos têm um papel enorme na estrutura e saúde de nossos cérebros. Pesquisas mostram que alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, flavonoides, polifenóis e ácidos graxo do tipo ômega-3 podem ajudar a proteger seu cérebro. Eles podem ajudar a melhorar a memória, concentração e sua saúde como um todo. Além disso, as pesquisas também mostram que seguir a “dieta da mente” – uma mistura de dieta mediterrânea e da dieta rápida pode ajudar a reduzir o risco da doença de Alzheimer e demência.

Portanto, aqui estão 6 alimentos que você deveria estar consumindo todo dia para uma saúde melhor do seu cérebro.

1. Folhas Verdes

Folhas verdes (especialmente as escuras) como espinafre e couve são carregadas de nutrientes, incluindo vitamina K, beta carotenos (ativador de vitamina A), folato (vitamina B9) e vitamina E. Vitamina E é um antioxidante que protege as células do dano causado por radicais livres e foi associada a prevenção do declínio cognitivo em populações idosas. Vitamina K e bata carotenos também foram associados ao aumento da saúde cerebral prevenindo a perda de memória e o aumento da cognição. Aumentar a ingestão de folhas verdes não precisa ser radical. Você pode adicioná-las a vitaminas ou a uma receita de ensopado.

2. Cordeiro

Você é fã de cordeiro? Pois se é você vai se surpreender por saber que o consumo de carne de cordeiro é associado a benefícios como a cognição de longo prazo. Um estudo de 10 anos observou melhorias em taxas de inteligência fluida em indivíduos que consumiam determinados alimentos, incluindo cordeiro… (nota do tradutor: talvez não seja tão comum encontrar carne de cordeiro no Brasil, mas se você mora num região em que se tenha disponibilidade, não dispense a oportunidade). Tente utilizar a carne de cordeiro a sua receita de ensopado ou mesmo grelhada.

3. Ovos

Ovo é certamente um dos alimentos mais comuns – e por uma boa razão. São baratos e oferecem uma série de benefícios, especialmente no que tange à saúde cerebral. Você sabia que o consumo regular de ovos tem sido associado com o aumento da performance cognitiva em adultos? Ovos são uma das maiores fontes de colina (parte da vitamina B). Colina está ligada à redução da inflamação e ao aumento da função cerebral, como a manutenção da memória e da comunicação entre as células cerebrais… (nota do tradutor: Além disso ovos podem ser usados desde quiches a sobremesas saborosas).

4. Salmão

Comumente conhecido como uma grande fonte de proteínas, você sabia que o salmão também é excelente para o cérebro? Peixes gordurosos como o salmão são ricos em ácidos graxos ômegas 3 críticos para o desenvolvimento do cérebro e sua funcionalidade. Além do incremento à saúde do cérebro, estes ácidos graxos têm sido associados à diminuição do risco de doenças cardíacas e artrite. O salmão pode ser preparado numa incrível variedade de formas. Pode ser tostado (nota do tradutor: grelhado, assado) e acompanha saudáveis pratos de vegetais ou seu prato favorito de massa. E com uma crosta de amêndoas e alecrim vai ampliar sua ingestão de ômega 3 de forma deliciosa.

5. Mirtilo

Enquanto todas frutas silvestres são benéficas à saúde do cérebro, o mirtilo está no topo da lista. Eles contribuem com nutrientes para todo o corpo, incluindo a vitamina C, vitamina K, manganês e fito nutrientes. Estes nutrientes ajudam a estimular o fluxo de sangue e oxigênio, o que resulta no aumento da concentração. As evidências sugerem que adotar uma dieta que contenha uma boa variedade de vegetais e frutas – como o mirtilo – está associado com menores riscos de dissociação cognitiva, demência e doença de Alzheimer’s que advém do envelhecimento. Existem muitas maneiras de aproveitar esta saborosa fruta: tente adicioná-las a vitaminas ou amassá-las para produzir um purê ou geleia.

6. Nozes

Oleaginosas (castanhas, amêndoas, etc.) em geral são uma grande aquisição para qualquer regime ou dieta, mas as nozes são as que mais contribuem para a saúde do cérebro. Comparada a outras castanhas, as nozes oferecem 2 vezes mais antioxidantes. São carregadas com de ácidos DHA (ácido graxo docosa-hexaenóic) que contra ataca o declínio cognitivo ao suprimir a inflamação e o stress oxidante, ambos ligados à doença de Alzheimer e demência. Comer 50g de nozes por dia pode aumentar a função cognitiva. Tente adicionar nozes às suas saladas ou junto a uma seleção de vegetais assados.

Conclusão.

Os alimentos que você consome têm um papel fundamental na saúde do seu cérebro. Você pode ajudar a incrementar sua saúde cerebral, memória e atenção ao incluir uma variedade de alimentos nutritivos (como os que listamos acima) na sua dieta diária. Esses alimentos podem reduzir o zz de doenças neurodegenerativas que são ligadas à idade, como demência e Alzheimer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

OUTROS ARTIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *